Joelma da Silva Mendes (Almeirim, 22 de junho de 1974) é uma cantora, vocalista, estilista, empresária, coreógrafa e dançarina brasileira, vocalista da Banda Calypso.
Joelma canta desde os 19 anos, quando começou pelos bares de Almeirim, sua cidade natal no Pará. Ficou conhecida depois de participar da Feira de Arte e Cultura da cidade. Cantou por seis anos na banda Fazendo Arte, até que decidiu gravar seu primeiro CD solo.
Em um almoço na casa do cantor paraense Kim Marques, Joelma conheceu Cledivan Almeida Farias, o Chimbinha. Conhecido por seus arranjos, Chimbinha aceitou produzir o disco solo de Joelma. De nome artísitico Joelma Lins, a cantora e o guitarrista começam a namorar e resolvem se unir para formar a Banda Calypso. De início, esperavam vender dez mil discos, o que consideravam uma vitória. Doze anos depois do lançamento do primeiro cd, a banda já ultrapassou 14 milhões de discos vendidos.
Joelma é quem faz as coreografias da banda Calypso. É conhecida por sua voz suave, maquiagem carregada, botas de saltos altíssimos, jogadas de cabelo e pela capacidade de cantar e dançar ao mesmo tempo. Já ganhou inúmeros prêmios por sua atuação como vocalista da banda Calypso, além de ter sido considerada por duas vezes uma das mulheres mais sexys do mundo pela revista VIP. A banda totaliza 16 CDs e 5 DVDs oficiais. No ano de 2009 a banda foi indicada ao Prêmio da Música Brasileira (Antigo prêmio TIM de música), a banda está concorrendo na categoria popular como melhor grupo. Eles concorrem com o álbum Banda Calypso Acústico contra os grupos Doces Cariocas e The Originals.
Joelma é casada com o músico Cledivan Almeida Farias, conhecido como Chimbinha, com quem tem uma filha (Yasmin). Além dela, tem outros dois filhos: Yago e Nathália. Em fevereiro de 2009, Joelma anunciou estar grávida do seu 4º filho, mas logo depois sofreu um aborto espontâne