sábado, 22 de outubro de 2011

Como eu vi o filme- Bruna surfistinha

:D Oi, voltei e como eu havia dito no posto anterior, hoje vou falar um pouco sobre “como eu vi” o filme contando a história da Bruna Surfistinha. Sei que o nome do filme já diz que a história a ser abordada é da Bruna e não a ada Raquel, o que eu achei que não foi muito bom, apesar da grande aprovação do público com o  filme, e também que vários fatos foram destorcidos ou levemente modificados para preservar a identidade de algumas pessoas,inclusive da família da Raquel. Porém, eu acho que não “Mostrando um pouco da história da verdadeira Raquel ,fez com que muitas e muitas pessoas,ao contrário de respeita-lá  pela sua história, ficasse com mais preconceito da mesma. Então  vamos lá vou começar a minha “Analise do filme”

Bruna-Surfistinha-Poster-3

Como diz a descrição desse cartaz: A história de uma garota de família.Até a  cena 2. Realmente o filme só mostra um pouco da vida da Raquel até o corte dois do filme.

 1° corte- Já vem com uma irmão fictício, ela nunca teve irmão e sim 2 irmãs mais velhas que ‘praticamente’ não morava com ela.

Essa parte do filme é a que eu acho mais #vacilo,pra quem é leigo na história de vida da menina,assistiu o filme e achou que ela virou garota de programa  só porque o irmão dela pegava no pé e enchia os ‘pacovás’ dela,não sabendo que ela foi uma criança gorda,tomava remédios contra depressão e  descobriu que era adotada de uma maneira não convencional. Como queria emagrecer e gostava muito de comer doces começou  a comer e depois provocar  o vômito,resultado? Bulimia. Para entrar no grupinho do mau da escola,começou a fumar cigarro e não demorou muito pra começar a puxar um back (fumar maconha), e também começou a beber. Disfarçava sua gordura com roupas de marcas e caras.)

Ah também tem a parte do roubo das jóias da mãe dela, essa parte foi muito pouco trabalhada no filme, a impressão que passa é que as jóias sumiram e pronto, quando na verdade não foi isso.

A Raquel roubou mesmo as jóias da mãe dela e vendeu por R$ 500 reais. Ela tinha aquela doença que os ricos tem, de roubar as coisas mesmo podendo comprar, foi até abordada numa novela uma vez. Então, depois que a mãe dela descobriu contou para o pai dela que já não estava tendo uma boa relação com ela a algum tempo. O pai dela deu pau nela, que eu nem gosto de imaginar a cena ,já que ela contou no livro que o pai dela era bem alto e ela, tem apenas 1,63m ou, desculpa 1,62m. Tapas ,murros e pontapés,foi porrada de tudo quando foi jeito, até colocada frente a um juiz ela foi por causa desse roubo.Depois de quase ir pra FEBEM, o silêncio tomou conta da casa da Raquel ninguém mais falava com ela. Mandaram até ela passar uma semana fora só com  R$ 50 reais no bolso que ela gastou antes de um dia acabar,foi a primeira vez que ela tentou se prostituir. Sabe aquelas garotas de calçadão? Então ela tentou,,mas acabou não tendo coragem. Essa parte eu acho que deveria ter sido abordada no filme também.

2° corte- Raquel ganha fama de “puta” na escola (expressão que a mesma se refere no seu livro), depois de ter feito sexo oral com uma colega de sala,que logo depois disso espalhou pela escola inteira.

Essa parte até que dar pra aceitar numa boa as modificações. Porque na vera, aquela cena não poderia ser gravada na rua né?! Onde o  “boquete” aconteceu. Sendo que um dia antes aquele mesmo garoto pediu pra Raquel masturbar ele e no dia seguinte aconteceu a cena que vai ao,já no quarto do garoto, pra dar uma suavizada nas coisas. Depois disso mostra novamente a Raquel em casa e depois ela indo pra casa da “Dona Larissa”,outra parte modificada do filme. No livro a Raquel conta que saiu de casa de dia e a mãe dela estava acordada.

Bruna-Surfistinha-Poster-2

Esse cartaz um dos que eu mais gosto,daí me lembrei do começo do filme, que mostra a  famosa frase que virou até letra de funk “ Hoje eu não vou dar eu vou distribuir”,em que a Bruna está no vintão. Essa história do vintão que causou polêmica lá na fazenda como o Compadre Washington. No filme meio que não dar pra entender em que fase da ‘carreira’ da Bruna surfistinha que ela vai pro vintão,porém no livro isso fica claro isso. Depois que a cafetina pegou a Bruna e outra GP  com droga lá na casa em que elas trabalhavam,acabou expulsando as duas de lá,porém depois de um tempo ela foi chamada de volta,mas as coisas haviam mudado por lá,daí ela alugou um flat….e uma amiga dela falou com ela sobre esse vintão.resumindo, ela foi por curiosidade.

 

Bruna-Surfistinha-Poster-5 Nessa época do vintão ela já estava querendo parar de usar cocaína, que ela usava aquela purinha mesmo,né que nem essas de morro misturada com farinha de trigo,fermento e giz não. Aí vem aquela parte da overdose que ela teve no flat. Então, foi depois daquela overdose que ela parou de usar drogas. Pra quem não sabe a Raquel é meio espirita e no meio dessa da crise,ela meio que teve uma visão, que ela mesmo não sabe se foi alucinação ou verdade e graças a Deus ela se livrou do vício maldito das drogas,porém até hoje continua fumando cigarro né D. Rwaytchew?!

A cena da overdose segue com ela sendo levada pro hospital  e depois o Wilson que foi representado pelo Caco Gabos, a leva para casa e no caminho diz que se separou da mulher e tenta tirar ela daquela “vida fácil/ vida difícil”. O Wilson representa o papel do J.P (marido da Raquel) atualmente…cena modificada de novo: quiseram sim assumir a Bruna,mas não foi o marido dela e sim um velho que queria banca-lá ou seja ela ia ser paga pra conceder seus serviços exclusivamente para esse tio/vô. E claro ela não aceitou, mas essa cena dar pra relevar também já que o filme foi baseado no primeiro livro que foi finalizado em 2005 e a Raquel era apenas namorada do JP.

Essa cena retratada nessa cartaz ao lado, a única coisa que não aconteceu foi essa pongada ou dependurada no carro da polícia, o resto foi verdade..então segue o filme .

Ah… lembrei, no filme mostra o primeiro programa da Bruna,sendo com o Wilson PAAMMMMMM mentira! Porém para combinar com o contexto do filme, seguiu com isso, ele não foi o primeiro cliente dela nem que ela quisesse. Outra coisa que eu achei estranho no filme é que dar impressão que no primeiro programa dela, ela é virgem, claro que a cena foi criada pra dar um pouco de impacto porque ir pra cama com alguém que você conhece e quer é totalmente diferente, MAS .deixa quieto.

Bruna-Surfistinha-Poster-4Outra coisa também é a cena em que o suposto irmão dela vai lá onde ela trabalhava para fazer humilhar a Raquel,outra mentira, já que eu já tinha dito lá em cima que ela não tinha irmão nenhum, porém essa cena foi pra dar uma realidade maior a mentira que foi criada no começo do filme.

Tem as partes complementares também e que poucas pessoas perceberam (inclusive eu só percebi na segunda vez que eu assistir o filme kkk), que a participação da Raquel Pacheco no filme…. quem viu ? Então pra quem não tinha reparado ainda,é na parte que o Wilson leva a Bruna pra jantar em um restaurante, a Raquel faz o papel de recepcionista do restaurante, a frase dela até que é meio cumprida, mas como é jantar né ,as luzes do restaurante está meio clima de “jantar a luz de velas “ e pra quem não conhece a verdadeira Bruna Surfistinha,passa totalmente despercebido na cena.

Outra parte também forte do filme é na hora que roubam o dinheiro da Bruna e ala ataca a “prima” com uma tesoura, outra cena que também sofreu modificações.

Apesar dos pontos #difusos do filme, ele é muito bem produzido e tem um elenco incrível e as modificações existentes ficaram muito bem feitas,pra quem não conhece a história nem pensa que pode ter sido diferente,acredita naquela verdade e facilmente. Isso conseguiu preservar bastante a imagem da “família” e as pessoas envolvidas direta e indiretamente na história real. É um dos meus preferidos e chegou com tudo,dando o maior ibope ao cinema nacional que depois de muitos anos está tomando vergonha na cara e fazendo filmes de verdade. Se tem uma coisa que é difícil acontecer comigo é gostar de filmes brasileiros,claro que tudo tem exceções é se falando de Bruna Surfistinha é uma enorme exceção, ela está na minha lista de DVD’s que eu não empresto muito menos dou a ninguém, e não perco uma oportunidade de chamar alguém para assistir comigo e comentar tudo principalmente as lacunas da história. Já fiz minha mãe, minha mãe minha cunhada virá fã da Raquel. Minha cunhada principalmente,a gente está sempre falando do filme,ouvimos o audiobook do  “Doce Veneno do escorpião” juntas direto e depois da fazenda então..pronto a admiração cresceu bastante.

Eu como uma bela escorpiana extremista adoro as pessoas que não são aceitas e são minorias na sociedade. E a Bruna Surfistinha e a Raquel Pacheco fazem parte dessa minoria #máfiadoescorpião.

0,,29529644,00deborah-e-raquel

 Termino o post com a foto de parte do elenco do filme, e do direito do filme o Marcus Baldini entre a Bruna Surfistinha (Débora Secco) e a Bruna Surfistinha (Raquel Pacheco). Ótimos profissionais, filme muito bem produzido. Nem preciso dizer que recomendo né?! kkkkkkkkk Beijos e até o próximo post it.

 

REN BON 1992

 

 

Um comentário:

  1. Meu deus que tremenda coincidência este filme me lembra totalmente a minha própria vida pessoal. Não sou uma Garota de Programa igual às outras tento preservar a minha independência mas a minha vida me levou a fazer algumas loucuras mesmo assim. Atualmente so faço divulgação de minha atividade no sitio Sensual Radar poiis foi o +único onde me senti minimamente segura quanto à minha privacidade. Espero no futuro poder parar com tudo isto...

    ResponderExcluir